Como montar os melhores looks para um ensaio fotográfico?

Quando vamos fazer um ensaio fotográfico escolhemos o fotógrafo, o dia, o lugar e um look, colocamos um sorriso no rosto e pronto! Mas a sua aparência na fotografia deve ir além de conforto e gosto; ela precisa ser muito bem pensada e planejada para que tudo saia perfeito! Aqui vão algumas dicas para a escolha do look do seu ensaio:

 

Roupas

Acima de tudo, selecione roupas que te deixem confortável e que traduzam seu estilo. Evite estampas, para que a atenção se concentre em você e escolha cores que fiquem bem com seu tom de pele e com o cenário. No caso de um ensaio com mais pessoas, combine as roupas em conjunto, para que elas estejam em harmonia uma com a outra. Jeans e camisetas em tons neutros costumam dar certo em todas as ocasiões.

Acessórios

Utilize acessórios que valorizem o look, mas sem muito exagero, para que não tenha um excesso de informação na fotografia. O foco é você! Logo, dê preferência para os acessórios que valorizem algum aspecto característico e que tenha a ver com o seu estilo, para que seja apenas um detalhe extra na composição.

Sapatos

O cenário da fotografia deve ser levado muito em consideração nessa escolha. Da rasteirinha ao tênis, tudo pode ser utilizado, lembrando de que o sapato não deve ser o centro das atenções (a não ser que esse seja o objetivo), mas apenas mais um detalhe para o ensaio. Dependendo do local – praia, cachoeira, parque -, ficar descalço pode também ser uma excelente opção!

Cabelo

O cabelo mais solto dá um tom de movimento e leveza interessante para a fotografia. Levar presilhas, chapéus ou outros acessórios pode ser uma boa ideia para dar um impacto extra na fotografia e para mudar o look durante o ensaio. Lembre-se de passar um spray ou finalizador de brilho: seu cabelo vai aparentar ainda mais saudável e macio. 

Maquiagem

Mesmo que você não tenha costume de se maquiar no dia a dia, para a fotografia ela é essencial. Corretivo, base e pó não podem faltar, para evitar reflexos da luz e mesmo algumas marcas na pele, que podem ficar mais visíveis nas fotos! Para os olhos, dê preferência para os tons neutros. Já a intensidade vai depender do seu objetivo no ensaio – destacar ou não os olhos, ou a boca, por exemplo. Um maquiador profissional saberá bem como moldar o seu rosto perfeitamente para o ensaio desejado.

 

Lembre-se: harmonia é tudo! Combine algumas peças e leve mais de uma opção. Mudar o visual no ensaio enriquece e abre novas possibilidades de capturas para que sua experiência e suas lembranças sejam ainda mais completas. Pense no cenário, no estilo, nas cores e no tom que você quer que seu ensaio tenha – e faça isso com antecedência, não deixe para a útima hora! Procure deixar organizado os acessórios e as peças para que o tempo do ensaio seja otimizado. Uma boa dica é experimentar o look antes e mesmo tirar umas fotos no espelho, para não ter surpresas desagradáveis na hora H.

PS: Para quem está visitando o meu blog pela primeira vez – não deixem de curtir minha página no Facebook e meu “ig” no instagram para ficar por dentro das últimas novidades de Fotografia Documental, Lifestyle e Retratos!

Renata Larroyd

Categorias
Compartilhar