Será que você tem perfil para a uma sessão de fotos do cotidiano?

Ultimamente eu tenho me perguntado o por que a fotografia documental de família tem me trazido tanta alegria e satisfação. Uma coisa é certa: eu daria tudo para ter fotos como essas do cotidiano da minha própria família durante meus primeiros anos de vida. Além disso, descobri que existem outros fatores que influenciam e direcionam o meu trabalho. Por este motivo, resolvi escrever este pequeno “teste” para ajudá-lo a descobrir se você realmente tem o perfil para uma sessão dessas. Afinal, esse estilo fotográfico não é para qualquer um (possui um público-alvo bem específico).

1. VOCÊ QUER TER O REGISTRO FIEL DOS MELHORES MOMENTOS E DAS FASES MAIS IMPORTANTES DA SUA VIDA

Geralmente os retratos tradicionais de família nos trazem um monte de lembranças sobre como era a vida naquele momento. Mas eles dificilmente retrataram com sinceridade ao que aconteceu naquele instante tão especial. A proposta da fotografia documental é justamente essa de capturar “o momento” – que são cenas únicas que acontecem em nossas vidas. Como por exemplo: aquele carinho na orelha feito na hora de dormir, o jogo de tabuleiro preferido, uma receita que toda a família cozinha em conjunto, atividades do cotidiano como aulas de balltet, natação, jogo de futebol, etc… Meu objetivo é transformar tudo isso em memórias que ficarão guardados para sempre.

um-dia-nas-ferias

2. VOCÊ QUER ENXERGAR AUTENTICIDADE NAS FOTOS

Ataques de riso, abraços espontâneos e crises de choro geralmente são cheios de boas histórias. Eles podem acontecer do “nada” e na maioria das vezes são totalmente espontâneos. Por este motivo, as fotos documentais (que não usam poses e nenhum tipo de interferências) mostram justamente todos os detalhes destes acontecimentos. Geralmente o pais têm interesse neste tipo de sessão querem de fato, mostrar aos filhos como a vida deles era de verdade (as dores e as delícias) quando eles forem maiores.

fotografia-documental-de-família

3. VOCÊ NÃO SE IMPORTA COM OS MOMENTOS DE BAGUNÇA E DE CAOS

Muitas crianças ficam irritadas com facilidade e fazem a maior “birra” por qualquer coisa. Totalmente normal!! E quando isso acontecer, capturarei esses momentos: de diversão, “manha” e caos.

fotografia-documental-de-família

4. VOCÊ QUER MOSTRAR A VERDADEIRA PERSONALIDADE DE CADA MEMBRO DA SUA FAMÍLIA 

Irei registrar cada membro da família como uma pessoa especial. Para mim, nós somos únicos. Quero que vocês possam mostrar essas fotos as visitas da casa e para todas as pessoas importantes que cruzarem a vida e a história da sua família.

um-dia-nas-ferias

5. VOCÊ DESEJA QUE SEUS FILHOS LEMBREM DE TODO O AMOR QUE ELES RECEBERAM QUANDO MAIORES.

A maioria de nós não lembra de quase nada do que aconteceu durante nossos primeiros anos de vida. Eu, por exemplo, não tenho quase nenhuma lembrança desta época. Talvez seja por isso que eu ame registrar todos os detalhes desse período tão intenso. Acredito que a fotografia nos ajuda a preservar essas lembranças. Por isso, é importante que todos apareçam nas fotos, inclusive você!

fotos-da-vida-real-em-família

6. VOCÊ QUER VER O QUE ACONTECE SUA VIDA QUANDO NÃO TEM “NINGUÉM OLHANDO”.

As crianças quase sempre fazem “carinhas” engraçadas ou tentam imitar os adultos enquanto os pais estão olhando para outro lugar. Isso é fato!

um-dia-nas-ferias

7. VOCÊ QUER QUE SEUS FILHOS SEJAM ELES MESMOS DURANTE AS FOTOS.

Você já percebeu que como a maioria das fotos de um evento ou de uma viagem em família são “selfies” e fotos de grupo super estáticas? Nada contra essas fotos. Mas a minha proposta é produzir algo que seja mais vivo e que retrate situações espontâneas.

fotografia-documental-de-família

8. VOCÊ NÃO TEM PACIÊNCIA PARA POSES

Algumas famílias que fotografei as 24h da vida me falaram que amaram a experiência de ter seu dia-dia-dia documentado por um fotógrafo profissional. Só não tinham contrato alguém assim antes, porque não tinham paciência para estes ensaios mais tradicionais e não sabiam que essa proposta “mais livre e natural” existia. O mais legal é que todas elas (sem exceção), se emocionaram ao receber as fotos. E o mais curioso é que essas famílias são similares em um ponto bem específico: quase sempre ficam surpresas ao se reconhecerem nas fotos vivendo o momento e sendo elas mesmas!

um-dia-nas-ferias

9. VOCÊ QUER O FUGIR DAS SESSÕES TRADICIONAIS E NÃO SABE COMO.

Você quer permanecer em um ambiente familiar e fazer o que mais gosta na vida: estar na presença dos seus filhos. Neste estilo fotográfico não há pressão e nenhum tipo de direção de minha parte. Eu registro a vida como ela é! E não há nada mais belo e interessante do que isso. Não há nenhum tipo de pressão para fazer as crianças sorrirem. Ao meu ver, elas ficam naturalmente felizes e sorridentes por estar na presença dos seus pais. Caso você tenha um recém-nascido, é ainda mais fácil! Basta manter a rotina normal da casa.

 

romeu-newborn-lifestyle-39

10. VOCÊ QUER TER FOTOS DE MOMENTOS QUE ACONTECERAM NATURALMENTE

Você deseja ter fotos que capturem quem vocês são como uma família, certo? Essas imagens são extremamente importantes e inesquecíveis. Impossível não amar! Cada um de nós possui uma dinâmica de vida única e isso deve ser comemorado e devidamente registrado!
fotos-da-vida-real-em-família

 

Se você se identificou em todos os itens listados acima, P-A-R-A-B-É-N-S! Você se encaixa no perfil da fotografia documental de família. Caso queira ter imagens assim para presentear seus filhos quando mais velhos, entre em contato comigo!

PS: Para quem está visitando o meu blog pela primeira vez – não deixem de curtir minha página no Facebook e meu “ig” no instagram para ficar por dentro das últimas novidades de Fotografia Documental, Lifestyle e Retratos!

Renata Larroyd

Categorias
Compartilhar