Retratos Corporativos: como trabalhar a sua imagem nas redes sociais

Com o crescimento constante das redes sociais no nosso dia a dia, tornou-se comum buscar o perfil virtual de uma pessoa entre outras informações encontradas na rede antes mesmo de se encontrar com ela. Esse primeiro contato — virtual — tende a incentivar ou desencorajar uma aproximação real e, por isso, é tão importante que você saiba como trabalhar sua imagem nas redes sociais.

Sabendo o impacto e a força que as imagens têm na sociedade atual, no post de hoje falarei sobre a importância de ter um retrato corporativo bem planejado e executado. Se interessa pelo assunto? Então continue sua leitura. Vamos lá!

O retrato

Fazer um retrato é mais do que apenas registrar o rosto de uma pessoa. É preciso que a imagem conte uma história e apresente o retratado, de modo que a personalidade dele esteja clara. Sendo assim, pode-se dizer que os olhos devem ser a chave de qualquer retrato, afinal, não é a toa que até hoje ouvimos a famosa frase: “Os olhos são o espelho da alma.”. O resto da composição e planejamento fotográfico varia de acordo com a intenção e o impacto desejado.

O retrato corporativo

Fazer fotografia corporativa trata-se de representar, a partir dos funcionários, os valores da empresa. No entanto, cada funcionário tem sua personalidade e característica próprias que, no final das contas, se completam e formam uma unidade — a empresa. Esses detalhes são notados pelos clientes, que querem, além de se conectar com a empresa,  sentir confiança e segurança no serviço prestado.

Nesse processo, é importante que o retrato deixe transparecer “quem é” essa pessoa fotografada e, para que isso aconteça com maior êxito, algumas dicas podem ajudar: confira a seguir!

1.1 Empresa

Apesar do retrato ser algo pessoal, alguns padrões podem — e devem — ser seguidos em fotos empresariais. Se é uma empresa mais moderna e mais descontraída, por exemplo, é interessante que as fotos dos funcionários tenham esse detalhe na composição, seja no cenário, no ângulo de captação ou nas expressões faciais. Ou seja, manter a identidade da empresa no retrato corporativo, de modo natural e harmonioso, é um ponto que merece atenção especial.

1.2 Personalidade

Para que o retrato fique realmente transparente, é importante que não haja tensão entre fotografado e fotógrafo, pois ela é notada na fotografia. Estar à vontade e transmitir uma personalidade e uma história por trás da imagem é indispensável no retrato corporativo. Com isso, mostrar que o funcionário da empresa é um ser humano de verdade faz toda a diferença no resultado.

1.3 Figurino

Não é preciso elaborar muito a roupa e os acessórios — lembre-se que a força do retrato está nas expressões faciais, mais especificamente nos olhos, e desviar a atenção do observador não deve ser a intenção. Em muitas situações, quanto mais simples, melhor: escolha uma blusa neutra, mas elegante, e que tenha a ver com o seu estilo. Os acessórios, se não dispensados, também devem manter a ordem do simples e neutro.

1.4 Iluminação

Não tem uma regra única quando o assunto é iluminação fotográfica para retrato. Tudo depende da intenção do fotógrafo, que pode fazer o uso de sombras mais duras e dramáticas, ou pode criar um clima mais leve, com outro tipo de iluminação. Em retratos corporativos, o mais comum é usar uma iluminação mais suave, com menos sombras e que destaque os olhos do retratado. Uma foto mais iluminada passa uma sensação maior de bem-estar, tranquilidade e confiança!

1.5 Resultado profissional

Um profissional com experiência em fotos corporativas é o ideal para obter bons resultados, uma vez que ele sabe como dirigir o cenário e o modelo de acordo com as intenções. É importante que essa foto seja verdadeira e que transmita as impressões certas e, sem dúvidas, um profissional que entende de linguagem corporal, esquema de cores, expressões faciais, além de ter técnicas específicas de fotografia como ângulo, enquadramento e iluminação —, tem todas as chances de entregar uma imagem harmoniosa, consciente  e que atinja os objetivos.

As redes sociais

Um perfil em rede social corporativa funciona como uma carta de apresentação e, em alguns casos, até mesmo como um currículo. Além das informações profissionais sempre atualizadas — e até mesmo alguns detalhes pessoais —, a foto do perfil é muito importante e deve ser escolhida com cautela, uma vez que o recomendável é que ela seja fixa por um tempo longo (para que seja estabelecida uma marca pessoal).

Essas redes têm se tornado bastante comuns e por isso a procura por fotos corporativas vem aumentando —além dos diversos outros usos desse tipo de fotografia.

O que você achou das informações? Tem alguma dúvida ou experiência com retrato corporativo que você queira compartilhar? Deixe um comentário abaixo.

PS: Para quem está visitando o meu blog pela primeira vez – não deixem de curtir minha página no Facebook e meu “ig” no instagram para ficar por dentro das últimas novidades de Fotografia Documental, Lifestyle e Retratos!

Renata Larroyd

Categorias
Compartilhar