Olá, me chamo Renata.

Fotografar é a maneira que eu encontrei para revelar sentimentos, retratando as pessoas e as histórias que me inspiram, e de certa forma me interessam e fazem sentir mais viva. Meu trabalho é inspirado pelos lugares por onde passei, ao qual eu dou valor a cada detalhe que vivi.
Estou sempre em busca de experiências que me transformem como pessoa. Após dois anos fotografando na África do Sul, tornei-me muito mais sensível à questão da justiça social.
Acredito que a cultura, a arte, e a fotografia têm um enorme potencial para causar grandes mudanças, promover a educação, e oferecer ao público diversas oportunidades para o conhecimento. Das diversas vertentes que a fotografia e a vida nos leva, e em meio a muitas reflexões, eu descobri que o que realmente me emociona é o real, o dia-a-dia, mas principalmente os aspectos sociais que traduzem as formas como as pessoas normalmente pensam, sentem e agem.

Atualmente uso fotojornalismo, séries documentais e ensaios fotográficos para aprender mais sobre os o que de fato, nos conecta como seres humanos. Acredito que minha missão é retratar novas perspectivas sobre as pessoas, modos de vida e cultura.

Linha do tempo

03/2020

“SIYABONGA” África do Sul

Exposição Fotográfica sobre a imersão de dois anos que fiz na África do Sul e como ela transformou a mim e ao meu trabalho como documentarista.

Local: Iguarias Conceito em Florianópolis

Resultados: Palestra Virtual em Projeto Multidisciplinar com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC “A Fotografia como Ferramenta de Mudança Social”.
Palestra online sobre a profissão “fotógrafa” para Middlebury College Languague School (Vermont, EUA) – alunos do curso de língua portuguesa.
Março de 2020 (durante lockdown Covid-19)

05/2019

M@rket.com

Uma exposição de pesquisa fotográfica + publicação de livro de Arte pelo Instituto Nacional de Humanidades e Ciências Sociais da África do Sul.

Projeto público no Mercado de Yeoville (um espaço comercial pan-africano em Joanesburgo). Contribuição individul com a série de fotos: The Girl Power from Congo. 

04/2019

JOURNEYS

Série documental fotográfica“Jornadas: os desafios enfrentados por passageiros que usam o transporte público na África do Sul” produzida em Joanesburgo durante o ano de 2018 – exibido no Bronx Documentary Centre em Nova York, como parte da mostra Transitions: South Africa em 19 de abril de 2019.

02/2019
09/2018

MAIL & GUARDIAN (Jornal)

Joanesburgo (África do Sul), 2018 (8 semanas).

Departamento de Fotojornalismo: Retratos | Notícias gerais | Documentários

01/2018

MARKET PHOTO WORKSHOP – Programa de Fotojornalismo & Fotografia Documental

Joanesburgo, África do Sul

Foco: Cultura Visual e Narrativa, Multimídia, Prática Profissional, Redação de Projetos, Estudos de Mídia, Storytelling, Pós-produção.

03/2017

ALÉM DO CARNAVAL

Série fotográfica documental “Além do Carnaval”, produzida na agremiação “Os Protegidos da Princesa” em Florianópolis, Brasil.

apresentado durante a agenda cultural da Embaixada do Brasil em Pretória em março de 2018.

01/2017

INSPIRATION PHOTOGRAPHERS FAMILY

04/2016

FOTOGRAFIA LIFESTYLE & DOCUMENTAL

em todo o Brasil e na África do Sul – desde 05/2016 e entre 2018-19 na África.
Retratos | Eventos | Fotografia de nascimento | Cotidiano de Famílias | Aulas básicas de fotografia
Clientes corporativos: Globo News, Rock Content, Resultados Digitais, Abseed Ventures, Embaixada do Brasil em Pretória, Consulado Geral do Brasil na Cidade do Cabo, Shell South Africa, Landis Gyr +, Shwe – The Wearable Library, Jader Almeida (Sollos).

08/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UFSC)

Graduação Administração.

– Terceiro lugar no Prêmio Nader, concurso de monografias com o título: Exportação de Sandálias Amazon: estudo de caso sob análise do método SWOT para a internacionalização da marca na Rússia.

– Em 2011, semestre no exterior na Universidade de Cádiz com Erasmus Mundus, Espanha. Foco: Gestão de Marketing. 

– Programa de Gestão em Agência de Certificação (World Wide Gost) como Consultor de Negócios Internacionais em Moscou, Rússia e Düsseldorf, Alemanha (2011 – 2013).

Cresta Help Chat
Send via WhatsApp
en_US