Como preparar um aniversário infantil inesquecível.

O Dia do Aniversário é algo sempre muito esperado pela criançada. Quem nunca, né?

A verdade é que elas amam cantar parabéns e ter em sua volta as pessoas mais queridas e amadas. O post de hoje fala sobre simplicidade, espontaneidade e um pouco da minha visão e experiência como fotógrafa desse tipo de evento em família. A ideia é ajudá-los a tornar esse dia especial ainda mais inesquecível.

Vamos lá? Comece pela:

1. A ESCOLHA DO TEMA DA FESTA.

A escolha do tema da festa é sempre algo mágico no universo infantil. Principalmente quando as crianças são um pouco maiores. É bem comum escolherem personagens de desenhos em quadrinhos, ou figuras folclóricas. Mas ultimamente tenho observado algo muito bacana nos aniversários que tenho fotografado: a busca por um significado com a história do aniversariante. Exemplos: brinquedos preferidos, traços da personalidade, animais de estimação, objetos que chamam sua atenção. Hoje com a internet, redes sociais como o pinterest e blog especializados as possibilidades são infinitas. Basta apenas ter um pouco de paciência e criatividade.

aniversario-infantil-rio-de-janeiro

2. EM CASA, NA ESCOLINHA, NA CASA DE FESTAS.

Ao meu ver o local do aniversário não importa tanto sim! Escute seu filho e dê preferência ao local onde ele se sinta mais confortável e feliz. Eu sou fã dos aniversários em casa. Sei que é um caos, mas geralmente as crianças amam – principalmente as mais novinhas. Se por acaso, seu filho tiver um perfil mais explorador – vai amar um passeio na praia com os amigos ou um pic-nic no parque. As festas do pijama com direito à dormir fora de casa por uma noite e assistir a filmes ao lado os melhores amigos também costumam agradar a molecada.

atelie-de-inverno-dia-2-39 atelie-de-inverno-dia-2-36

3. INCLUA A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS IMPORTANTES.

Não sei vocês, mas os aniversários que eu mais me lembro quando pequena eram aqueles feitos em casa. Com bolo “formigueiro” feitos pela minha vó – onde eu podia convidar 10 amigas e suas bonecas. Claro que com a correria de hoje, nem sempre é possível fazer tudo “home made”. Mas uma coisa é certa, se houver pessoas importantes na preparação de alguns detalhes (tias, avós, madrinhas) – tudo vai ficar ainda mais especial. Esses pequenos gestos marcam as crianças de tal maneira, que nem sempre damos conta.

aniversario-infantil-rio-de-janeiro-17 aniversario-infantil-rio-de-janeiro-14

4. ENVOLVA O(A) ANIVERSARIANTE NOS PREPARATIVOS.

Tenta em mente que nesse momento deve ser pensado no seu filho e não nos convidados. Como você vai querer que ele se lembre desse dia? A maioria das crianças gostam de se sentir incluídas nas atividades preparatórias de sua festa de aniversário. Seja escolher a decoração, planejar as brincadeiras, montar o cardápio com seus pratos preferidos ou até mesmo a preparação dos docinhos no dia anterior (como foi o caso do Artur). Na minha humilde opinião essas fotos do “antes” são as melhores.

niver-saraivinha1-16 niver-saraivinha1-19

5. CONFECCIONE MEMÓRIAS AFETIVAS.

A confecção de memórias afetivas é um processo e isso tem que ficar claro! Envolve muita observação & prazer. Aproveite o aniversário junto com o seu filho. Principalmente a presença das pessoas queridas, os detalhes feitos com tanto carinho. Sinta a música, as gargalhadas, o gosto de cada “quitute”. A fotografia vem em segundo plano.
Além disso, a lembrança desse dia especial deve envolver todos os sentidos. Minha dica é sempre fazer alguns relatos escritos! Você, por acaso já pensou fazer isso? No dia do aniversário do seu filho, presenteá-lo com uma carta falando dos sentimentos e com descrições personalizadas sobre situações e lugares que vocês estiveram juntos? Ou pequenos vídeos com aúdios de coisas que ele fala com aquele voz fininha de criança e que você acha a coisa mais linda do mundo? Esse tipo de coisa deixa fotografia mais humana. E pode ter certeza que ler & escutar tudo isso junto com as imagens daqui a 5, 10, 15 anos… não terão preço!
festa-de-criança

6. CRIANÇA NÃO GOSTA DE FOTO, GOSTA DE BRINCAR.

Sim, isso é bem verdade! Na hora das fotos não adianta tirar a criança dos seus brinquedos favoritos para tirar um retrato ou uma “selfie” com todos os convidados da festa! Quando isso acontece, muitas delas ficam até irritadas. Nesta hora, tente se colocar no lugar dela. Você gostaria que fizessem isso com você no auge dos seus 2 anos de idade? Por isso, é bacana registrar os momentos da forma como acontecem de verdade e as interações com aqueles que não podem faltar nas fotos.

acampamento-alpha-baby-127

festa-infantil-em-casa festa-infantil

 

6. SEJA VOCÊ.

É bem comum que a maioria de nós, mulheres se preocupem com a nossa aparência nas fotos. Vivemos na “era do photoshop” e das “famílias dorianas” – não é mesmo? Por este motivo, retratos e selfies devem ser “perfeitos” – ou seja, sem rugas e outras imperfeições.

Engraçado é que eu trabalho basicamente com fotografia documental em festas infantis. Um estilo fotográfico que se propõe a narrar com honestidade uma história, com a emoção de todos os momentos importantes. O resultado desse trabalho geralmente são imagens “imperfeitas” – mas que ao mesmo tempo nos emocionam e viram relíquias para que as crianças se lembrem de você e de todos os sentimentos envolvidos no dia do seu aniversário. 

Para que essa mágica de fato aconteça, meu melhor conselho é: confie no seu fotógrafo e entregue-se. Não tente agir de forma artificial e nem crie cenas na sua cabeça. Deixe acontecer tudo naturalmente e seja você!

festa-infantil-florianopolis festa-infantil-florianopolis

7. DECIDA COMO GUARDAR OS MELHORES MOMENTOS.

Depois de todos os preparativos e de tantas alegrias durante a festinha: que memórias você gostaria de guardar de tudo isso? Acho que fazer esse tipo de pergunta antes ir atrás de soluções prontas é bem importante. A maioria das pessoas deixa todos os vídeos e fotos desse dia apenas no celular e infelizmente, esses arquivos acabam de perdendo ao longo do tempo. E a verdade é que as crianças amam se ver em fotos impressas e ou na telinha da TV. Por isso, pense bem como guardará esses momentos tão lindos para sempre. Eu falei mais sobre isso aqui. Espero que gostem!

aniversario-em-casa

Se por acaso você tiver outra outra ideia de como deixar aniversários infantais inesquecíveis  – compartilhe conosco aqui nos comentários! Vou ficar bem feliz em saber um pouco mais da sua experiência.

PS: Para quem está visitando o meu blog pela primeira vez ou para quem quiser ficar por dentro das novidades em primeira mão, basta curtir minha página no Facebook e meu “perfil” no instagram com muitas imagens de Fotografia Documental, Lifestyle e Retratos!

Renata Larroyd

Categorias
Compartilhar