Como sair bem na foto? Os segredos dos melhores profissionais para te deixar mais fotogênica.

Mais que o registro de um momento, uma fotografia da gente pode despertar diversos sentimentos quando analisadas posteriormente. Hoje, com as câmeras digitais e celulares, estamos acostumados a tirar a mesma foto várias vezes, até que ela saia do jeito que a gente quer – e, mesmo assim, em alguns casos, só depois de um tempo é que reparamos que algumas coisas não ficaram tão boas assim. Mas há situações, principalmente em fotos espontâneas e inusitadas, em que repetir a pose ou a cena é impossível e, pensando nisso, aqui vão algumas dicas para você sempre sair bem na foto!

 

Auto-Conhecimento

É imprescindível que você, antes de qualquer coisa, conheça seu corpo e os melhores ângulos para ele ser registrado. Após treinar caras, bocas e poses na frente do espelho, vale tirar algumas fotos para confirmar as escolhas e, então, é só memorizar algumas. Cuidado apenas para não sair sempre com a mesma expressão nas fotos: apesar de bonito, vai acabar ficando cansativo para você e para que vê suas fotos.

 

Maquiagem Natural

Algumas mulheres não usam maquiagem e pode ser que ela não faça diferença mesmo no dia a dia, mas em fotografias, a maquiagem certa é indispensável! Evite excesso de brilho e jamais use uma base mais clara que seu tom de pele – o flash revelará essa diferença de tons -, e lembre-se de igualar o tom do rosto ao do pescoço. O blush é importante, pois dará profundidade ao seu rosto, assim como o rímel destacará o olho.

Mesmo que você não goste muito de batom, ele é especial em fotos, pois a boca, em muitos casos, pode desaparecer em uma foto. Escolha uma cor natural, que não se destaque muito do restante do look, e aproveite!

 

Virar o Corpo de Lado

Se você ficar de frente para a câmera, você irá aparentar mais larga. Logo, virar um pouco de lado define melhor a silhueta. Um bom truque é apoiar o peso do corpo na perna que está mais longe da câmera e afastar o braço mais perto, criando algum ângulo com ele (o mais comum é colocar a mão na cintura ou na coxa, fazendo um arco com o cotovelo).

 

Postura

A coluna arqueada, além de passar a sensação de desleixo, é entendida também como sinônimo de insegurança, e você não quer passar essa impressão, quer? Deixe as costas eretas, contraia o abdômen e turbine qualquer pose ao fazer esse simples ajuste.

Lembre-se, mesmo longe das câmeras, cuidar da postura é importante para evitar problemas de saúde futuros.

 

Sorriso

Nada se compara a um sorriso espontâneo e natural em uma fotografia. Se mesmo depois de treinar expressões na frente do espelho você não ficou satisfeita com o seu sorriso, uma dica é, ao inves de falar “xis” ou coisas do tipo, você realmente lembrar de alguma coisa engraçada, que te faça rir – ou mesmo, dependendo da intenção, se coloque em situação semelhante e congele no momento em que o rosto mudar. Não só o sorriso ficará mais bonito, como toda a sua expressão facial.

Uma dica dos especialistas é, enquanto sorri, colocar a língua atrás dos dentes, o que evitará um sorriso aberto demais ou forçado. De qualquer maneira, o sorriso verdadeiro continua sendo a melhor opção.

Mostre seu Pescoço

Complementando o que falávamos sobre postura, evite poses que escondam o pescoço. Quanto mais você alongar seu pescoço (de maneira natural, claro), mais destaque você dará ao seu rosto, além de reforçar a ideia de flexibilidade e liberdade na foto.

 

Evite a Papada de Vô

Um outro mal em esconder o pescoço é que isso causa a famosa “papada”. Para evitar que isso aconteça, alongue o pescoço, projetando o pescoço em direção à câmera, e incline levemente o queixo para baixo, jogando a testa mais para frente. Mas, cuidado! Esses movimentos devem ser sutis, sem muito exagero.

 

Pronta para aparecer em todas as fotos da turma e encher o seu instagram de selfies? E se você continua tímida ou achando que “nunca consegue sair bem na foto”, uma dica extra é você aparecer no máximo de fotos possível. Sim! Dessa forma você terá mais opções e chances de ficar bem em pelo menos uma!

Tem mais dicas para compartilhar ou quer contar como essas dicas te ajudaram? Não deixe de comentar!

PS: Para quem está visitando o meu blog pela primeira vez – não deixem de curtir minha página no Facebook e meu “ig” no instagram para ficar por dentro das últimas novidades de Fotografia Documental, Lifestyle e Retratos!

Renata Larroyd

Categorias
Compartilhar