O que eu aprendi registrando momentos em uma startup.

Meu período em San Pedro Valley – uma comunidade de startups de Belo Horizonte – tem sido inspirador para o meu crescimento pessoal e profissional. Dentre as empresas formadas por pessoas agitadas em busca de soluções para os nossos problemas cotidianos, tive o prazer de clicar o ambiente inovador da Rock Content – a maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil. O que eu aprendi registrando momentos do dia-a-dia desta empresa, hoje com mais de 100 pessoas, foi significativo. Reuni no post de hoje algumas das maiores lições que tive e espero que este aprendizado possa ajudar você tanto quanto me ajudou!

1. Ambiente dinâmico

O primeiro aspecto que notamos sobre uma startup é o ambiente mais informal: não são necessários uniformes, calçados fechados ou uma postura sisuda. Em geral, há uma mentalidade mais aberta, e especialmente na Rock, valoriza-se muito a diversidade no ambiente de trabalho. Existe também maior liberdade para propôr soluções e tomar decisões. Apesar disto, estão todos concentrados nos objetivos da empresa, e interage-se como um time.

2. Oportunidade para inovação e crescimento

Lembra-se dos problemas que você precisa resolver cotidianamente? Em uma startup, se você tem uma proposta de solução, você será ouvido. A inovação é fundamental para o crescimento da empresa e por sua competitividade no mercado. E é exatamente pelos profissionais estarem prontos para escutar uns aos outros que as oportunidades de crescimento são criadas. Isso mesmo: conseguir um cargo maior depende bastante de seu empenho e de seu engajamento com os objetivos da empresa.

3. Jamais diga “este não é um problema meu”

Quando uma empresa está em fase de crescimento, é comum que algumas funções sejam exercidas por mais de um profissional. Quando todos estão centrados em cumprir as metas, é necessário que haja um engajamento mútuo na resolução dos problemas. Este aspecto pode assustar no início, mas é extremamente benéfico para desenvolver mais habilidades e  entender o cotidiano de seus colegas. Se você tem um problema a sua frente e pode ajudar a resolvê-lo, não perca tempo!

4. “Cultura não são valores estáticos”

Um culture code não é formado por um conjunto de frases que se cria e manda por e-mail.

A cultura organizacional precisa um documento público claro e de fácil entendimento para que os envolvidos de fato vivam os seus valores e acreditem no propósito deles.

Se você tiver curiosidade para conferir meu trabalho na Rock Content na íntegra, leia este post para ter acesso aos resultados nada convencionais.

Sendo assim, se você deseja transformar o mundo, tem um perfil criativo, deseja crescer profissionalmente e participar de um esforço coletivo de inovação, uma startup é o lugar certo para você. Veja quantas coisas aprendi registrando momentos no San Pedro Valley! Meu período em Belo Horizonte me rendeu ainda mais aventuras.

Veja os lugares que descobri para fazer ensaios fotográficos aqui!

 

Renata Larroyd

Categorias
Compartilhar