19 de agosto de 2015

7 fotógrafos que registram a vida das sociedades

Dicas

O ser humano vive em uma constante evolução. Isso é um fato. É inerente a qualquer individuo identificar e assimilar mudanças que estão ao seu redor. E dessa forma que fomentamos a criatividade e criamos inovações para as dificuldades do dia-a-dia.
Devido à nossa constante sede de evoluir, ao longo do tempo a humanidade foi mudando conceitos, adaptando comportamentos e convergindo conhecimentos.
O ser humano foi criando formas de se aproximar cada vez mais de seus semelhantes e aperfeiçou suas comunicações a ponto de não existirem mais distâncias que não pudessem ser vencidas.
Hoje em dia as crianças já nascem conectadas. Meninos e meninas que ontem descobriram o bê-a-bá hoje já estão postando no Facebook e compartilhando fotos no instagram. São clicks por toda a parte.
O que é preciso entender é que a relação de como as pessoas aprendem, ensinam e fazem negócios hoje precisa adquirir um novo formato. A tecnologia através do registro de imagens pode e deve facilitar este trabalho, instigando a troca de informações e de conhecimento, além de fornecer uma análise mais completa e precisa de cada indivíduo.
Existem artistas da fotografia mundial que destacam-se pela sensibilidade que retrataram diversas sociedades. 

Foi bem difícil escolher alguns nomes para compor este artigo diante de tantos olhares talentosos, dos quais me inspiro. Entre as centenas de fotógrafos que tem o nome registrado na história da fotografia, selecionei alguns dos meus preferidos, especialmente para que ainda não é familiarizado com o nome desses grandes profissionais:

1- Sebastião Ribeiro Salgado Junior

É um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. Nascido em Minas Gerais, é um dos mais respeitados fotojornalistas da atualidade.

2- Steve McCurry

É um fotógrafo do time da National Geographic, responsãvel pelo registro da famosa imagem da Menina Afegã, cujo rosto foi capa de revista e reconhecido por todo o mundo.

3- Mario Testino

É um fotógrafo de moda peruano, baseado em Londres, internacionalmente famoso por suas propagandas de anúncios e imagens de moda imaginativas e ousadas.

4- James Natchwey

É considerado por muitos o mais corajoso fotojornalista da atualidade, é também o mais ocupado dos fotógrafos profissionais do mundo.

5-Evandro Texeira

Nascido na Bahia, começou sua carreira como fotógrafo em 1958, no Rio de Janeiro. Trabalha no Jornal do Brasil, cobrindo os principais episódios políticos, sociais e esportivos do país e também cenários marcantes ao cenario mundial.

6- Marc Riboud

Considerado um gênio das fotos do século XX,Marc se especializou  em registrar com sendibilidade a história mundial. Em suas fotografias, ele registra emoções e símbolos com sinceridade, de forma honesta para o mundo.

7- Mauricio Lima

É o mais importante fotojornalista do Brasil na atualidade. Vencedor do prêmio da revista Time de melhor fotógrafo de agência,em 2010. Lima retratou o dia -a-dia das pessoas que tentaram se acostumar com os conflitos no Afeganistão.
Sem dúvida, o futuro das sociedades depende do estudos das suas histórias e indivíduos para que os erros do passado não sejam repetidos no futuro.

Os mestres acima já registraram muita coisa bacana mundo afora. E você? O que deseja registrar? Conte para gente!

 
 

Comments

comments

CATEGORIES
SHARE
Related Posts
Featured
Sim, Inspiration Photographer. E agora, o que muda?
Dicas de Fotografia: As 10 roubadas que podem estragar as suas fotos de férias.
Compartilhamento de imagens: até onde vai o direito e o dever de cada um?