EVENTOS | FÓRUM NORDESTE DE ECONOMIA CIRCULAR| SALVADOR, BRASIL

Esses são alguns registros da Lídice, a responsável pela organização do evento Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC) / @nordesteeconomiacircular . O objetivo do evento foi de buscar abordar soluções e expor iniciativas alinhadas com o compromisso de proteger a saúde do nosso planeta. 

Foi uma honra enorme fazer parte disso e poder acompanhar de pertinho a rotina dessa mulher em forma de amiga que a Bahia me deu de presente! Uma alma extremamente generosa e com uma mente que está sempre em ação.

Acompanhei a criação desse projeto desde os primeiros movimentos e articulações: primeiro de frente para o mar em Salvador e depois em São Paulo. 

Quando fui convidada para desta missão “Back in Bahia”, aceitei na hora.

Afinal, eu sempre quis documentar um evento assim de forma mais intimista.

E se não agora, quando?

Sempre vejo uma grande força nos registros documentais. Do ponto de vista estratégico, ele destaca a atmosfera das atividades, promove de maneira genuína os participantes, contribuindo desta forma para a narrativa e o legado do evento como um todo. 

Andei com minha câmera buscando resgistrar momentos genuínos, engraçados, inusitados… e principalmente aquilo que eu senti ao experienciar tantas atividades em espaços artísticos e ao ar livre como os museus do Corredor da Vitória em Salvador. Eles que reuniram 150 especialistas nacionais e internacionais e cerca de 130 horas de conteúdos.

Acredito que daqui alguns anos esses registros serão uma linda memória de um momento muito importante na carreira dela e do movimento reinventando futuros (@oreinventandofuturos ).

Mesmo se tentarmos replicar algo a verdade é que nunca será da mesma forma.

Além disso, durante o Fórum Nordeste de Economia Circular tive a oportunidade de participar de um Podcast para dialogar sobre um assunto muito interessante, ‘Como desenhar o futuro baseado em boas práticas, com criatividade, pensando alternativas para enfrentar os desafios do século XXI’. 

Os convidados tiveram a oportunidade de trazer uma reflexão e perspectiva artística única, de um ponto de vista pessoal, de acordo com as experiências que vivem. 

O que mais me preenche em estar nesse tipo de situação é poder escutar mulheres, de outras partes do Brasil, com diferentes vivências. E dessa vez tive o prazer imenso de compartilhar esse lugar de fala com a maravilhosa multi artista Rose Afefé @roseafefe , uma mulher com uma trajetória muito inspiradora – que construiu uma micro cidade na Chapada Diamantina inspirada nas memórias e desenhos, a @terraafefe🤍. Também esteve presente nesse momento a Mariana Batista @marilbatista , especialista em Leis de incentivo e produções, que compartilhou como o setor cultural pode contribuir e aprimorar para com esse tópico. 

O papo aconteceu no Museu Carlos Costa Pinto, e a mediação foi feita pelo talentoso muso Talu Reis @talureis , que deixou tudo ainda mais gostoso por meio de sua brilhante maneira de conduzir a conversa. 

O presente que levo dessa momento? Poder voltar para casa com mais perguntas do que respostas, e saber que existem mentes incríveis pensando em um mundo de colaboração.

Já deixo declarado o desejo de que nossas artes possam se encontrar num futuro próximo, porque #somostodosfeitosdehistorias 📸.

Em breve, o conteúdo do nosso bate-papo estará disponível na íntegra nas redes sociais e canais multimídia.

PS: Para quem está visitando o meu blog pela primeira vez ou para quem quiser ficar por dentro das novidades em primeira mão, basta curtir minha página no Facebook e meu “perfil” no instagram com muitas imagens de Fotografia Documental, Lifestyle e Retratos!”

Renata Larroyd

Categorias
Compartilhar