11 de dezembro de 2015

Fotografia de família: dicas e curiosidades.

Dicas

Não há coisa mais gostosa que olhar para uma fotografia de família pendurada na parede da sala ou em um porta retrato na estante. As melhores são aquelas personalizadas, que capturam toda a felicidade e união, mostrando as peculiaridades de cada família e seus membros – nada como poder congelar esses momentos. Foi pensando nisso que, no post de hoje, foram reunidas algumas dicas e curiosidades sobre esse tipo de ensaio: confira! 

 

Lifestyle

Essa é uma categoria que vem ganhando espaço no mercado de fotografia de família. O foco desse estilo é captar, espontaneamente, a essência da família, em seu dia a dia. É importante ter alguns encontros com o fotógrafo antes, para que você se sinta à vontade ao tê-lo em sua casa, fotografando sua rotina.

Imagine como as tarefas diárias podem ficam muito mais interessantes quando vistas por olhos treinados a captar ângulos diferentes e detalhes que, muitas vezes, passam despercebidos. Essa é uma experiência fantástica, tanto para o fotógrafo quanto para os fotografados, e o resultado é surpreendente! 

Poses inusitadas 

Toda família tem muitas histórias para contar, cada qual a sua maneira. Por que não contar essas histórias por meio da fotografia? Por mais que a espontaneidade seja a maior recomendação para fotografias de família, às vezes algumas poses pré-definidas podem ser interessantes também: basta que elas tenham a ver com a personalidade dos envolvidos. Alguns itens podem ser usados de apoio, como molduras, quadros, peças de roupa, livros, cd’s, instrumentos musicais, etc. Ou seja, algo que ao mesmo tempo que mostre a peculiaridade de cada integrante, também os retrate pertencentes a um mesmo grupo, harmonicamente.

Uma outra ideia interessante é a reprodução de fotos antigas, isto é, depois de anos, as mesmas pessoas fazerem a mesma pose de uma foto tirada antigamente – ou, quem sabe, os filhos repetirem as poses dos pais (as possibilidades são infinitas!). Não se esqueça de incluir os animais de extimação na fotografia, afinal, eles também são parte da família, certo?

Harmonia visual

Alguns detalhes podem ser pensados para que a harmonia da família seja refletida na fotografia. Ao marcar um ensaio com sua família, lembre-se de escolher um ambiente em que todos se sintam bem: pode ser sua própria casa ou um parque do convívio de todos. Principalmente quando há crianças na família, prepare-as para um dia divertido e, mais que isso, proporcione a todos o dia prometido. Brincadeiras e atividades reais durante o ensaio tornam tudo mais prazeroso, além de render melhores resultados. Escolham as roupas com antecedência, de modo que as cores e os estilos estejam em harmonia – claro, sem abrir mão do conforto e das preferências de cada um. Depois de tudo planejado, é só se permitir um dia inesquecível em família e deixar o resto por conta do fotógrafo. 

 

Como não ficar extasiado depois de tamanha experiência? E o melhor, as fotos poderão lembrar a cada um da família de um dia muito gostoso e agradável ao lado de quem se ama. Muito pode ser contado em uma única foto, quem dirá em um álbum com muitas delas.  

Quer saber mais um pouco sobre fotografia de família? Confira meu relato sobre como foi fotografar os Fuentes Silvestre, no Rio de Janeiro, e veja que a diversão é garantida não só para vocês, fotografados, mas para nós também!

Comments

comments

SHARE
Related Posts
Featured
grafites para compartilhar no instagram
Os grafites que merecem ser compartilhados no Instagram
ENSAIO PESSOAL | Raphaella Côrrea Kretzer| Florianópolis, Santa Catarina.
ensaio-fotográfico-florianópolis
Ensaio Fotográfico: como vencer a timidez.