Quando fazer um ensaio fotográfico infantil externo?

Seu bebezinho de pele macia, bochechinhas fofas e cabelo sedoso um dia irá se transformar num adolescente cheio de espinhas e vai perder toda a sutilidade que o fazia ser a coisa mais guti-guti do mundo. Da infância, só restarão algumas roupinhas, lembranças e várias fotos. Então, enquanto ainda há tempo, uma ótima ideia é fazer um ensaio fotográfico profissional para ter sempre às mãos, uma ótima lembrança dessa fase mágica e inesquecível para as mamães. Algumas dicas vão te ajudar a fazer fotos lindas do desenvolvimento do seu picorruxo.

Contrate um profissional

Um fotógrafo profissional tem todos os equipamentos e técnica necessária pra fazer um registro de alta qualidade. Pesquise. Procure referências. Analise o portifolio. Converse e veja se ele tem habilidade em lidar com crianças. O ensaio fotográfico infantil externo é sempre complexo, pois os modelinhos são imprevisíveis, exigindo um certo jogo de cintura do profissional.

Pesquisar preço, sempre é bom, mas tenha em mente que, nesse caso, o barato pode sair caro. Um fotógrafo com bom equipamento, que possui formação e que se mantém atualizado fazendo cursos e participando de congressos, custa mais caro. Porém, fazer um investimento maior para ter fotos de qualidade que eternizarão momentos que só se vive uma vez, vale a pena.

Tenha paciência

Independentemente da fase de vida da criança, um ensaio fotográfico é sempre imprevisível. Bebês não sabem que estão sendo fotografados. Então, fotografar aquele sorrisinho lindo, com alguns dentinhos nascendo pode demorar vários minutos ou horas. Quando estão um pouco  maiores, ficar chamando para que olhem para a câmera pode irritá-los. E quando já são crescidinhos e entendem a situação, podem se entediar de ficar posando por um tempo prolongado.

Prefira fotos espontâneas. Não fique forçando para que as crianças sempre estejam olhando para a câmera. Fotos naturais, de momentos aleatórios, podem captar momentos incríveis.

Escolha a época certa

Em um ensaio fotográfico infantil externo, o horário escolhido e o clima podem ser problemáticos.

Procure marcar o ensaio para estações do ano em que as temperaturas sejam mais amenas. O outono é uma boa época. Além de não estar muito quente nem muito frio e chover pouco a posição do sol em relação à Terra favorece a iluminação.

Prefira o horário da manhã. É nesse horário que as crianças estão mais bem humoradas e cheias de energia. Assim, elas estarão com as carinhas felizes e fresquinhas.

Planeje o cenário e o local

Escolha locais bonitos. Parques, jardins e gramados são ótimos planos de fundo. Sempre verifique o local para ter certeza que não haja insetos, vidro ou materiais enferrujados que podem ferir o modelo.

Leve brinquedos, cestos e mantas, mas não exagere. O foco deve ser a criança e ela deve se divertir durante todo o processo. A idéia é capturar cenas espontâneas, cheias de detalhes e sentimentos.

Previna-se contra imprevistos

Alimente o seu modelinho antes da sessão de fotos. E leve alguns alimentos para que ele possa comer. Afinal você sabe como ele fica pirracento quando está com fome.

Outra dica é ter sempre a mãos alguns lenços umedecidos. Crianças mexem em tudo e muitas vezes sujam as mãos, o rosto e as roupas. Apesar que uma ou outra foto retratando a bagunça que elas fazem seja recomendável, fazer um álbum inteiro com o bebê sujo não é legal.

Troque as roupas

Leve mais de uma roupa para que o ensaio não fique monótono. Prefira fazer trocas por tipos de roupas diferentes, por exemplo calças, bermudas, vestidos entre outros. Escolha roupas coloridas e que combinem com a personalidade do seu modelinho. Lembre que se trata de uma criança. Deixe que ela seja infantil e não uma miniatura de um adulto.

Gostou das dicas? Então é hora de registrar esse momento único da vida da criança e da mãe. Entre em contato conosco para maiores informações.

Renata Larroyd

Categorias
Compartilhar