Hoje em dia, as imagens vem ganhando cada vez mais espaço através da internet e, principalmente, do uso de redes sociais como Facebook, Instagram e Snapchat. No início do século XX, a fotografia era um artigo de luxo, guardar a memória de um evento importante ou ter o retrato da pessoa amada era algo exclusivo daqueles que possuíam muito dinheiro. Na atualidade, o cenário mudou completamente, basta passear na rua e observar a maioria das pessoas com seus smartphones, todos com câmeras. Cada minuto, pequeno evento do dia é registrado. Mas, enganam-se aqueles que acreditam que com essas mudanças a arte de fotografar perdeu seu valor. Um fotografo não irá somente apertar o obturador da câmera, ele analisará o melhor cenário, o ângulo, a iluminação, dentre vários outros fatores. Daí a importância de encontrar o profissional ideal quando se quer fazer um ensaio fotográfico.
1. Pense no tipo de ensaio fotográfico que você quer
É preciso escolher o profissional de acordo com as suas necessidades e que tenha experiência no tipo de ensaio fotográfico que você quer. Por exemplo, se você fará um ensaio de fotos do seu filho ou filha, do seu casamento ou de uma festa de formatura . Conheça o portfólio dos fotógrafo, veja qual é o tipo de foto que ele possui experiência. Se ele prefere fazer fotos de eventos ou ensaios pessoais. Qual é especialidade dele? Ensaios de moda, ensaios com bebês recém-nascidos, fotos de comidas? Cada tipo de ensaio requer um profissional que tenha a ver com o que será retratado, isso inclui até se o equipamento que ele possui é adequado para o trabalho.
3. Faça um planejamento
Explique as situações em que as fotografias serão feitas, faça um planejamento onde você deixará claro quais são as suas expectativas para as fotos. No caso de uma festa, será de dia ou á noite? Quais pessoas devem estar nas imagens? Quais ambientes do evento você quer que sejam fotografados? Você quer fotos suas se arrumando para a festa, da preparação do local? E o estilo, você prefere imagens mais clássicas e formais ou algo moderno, com efeitos diferentes, como fotos de longa exposição?
Pense também nos detalhes técnicos. Estabeleça o prazo de entrega das fotos, o formato que você precisará delas e como devem ser entregues, se por meio de uma plataforma online como o Dropbox ou o Google Drive ou por DVD, por exemplo. Se você deseja um álbum físico, explique como quer que ele seja montado. Assegure-se que o fotografo escolhido poderá atender a todas essas demandas.
3. Não faça sua escolha baseada no preço
Depois de saber o tipo de profissional mais indicado para o ensaio que você tem em mente, analise a técnica e habilidade dele. Para isso, é importante ser criterioso, não se esqueça que essa pessoa será a responsável por registrar momentos de grande significância para você. Peça indicações de fotógrafos para amigos, familiares, pessoas em que você confia. Assim fica muito mais fácil achar um profissional de credibilidade do que procurando em listas infindáveis pela internet. Mas, não vá somente pela indicação, conheça as experiências prévias e o portfólio do profissional, não tenha preguiça de pesquisar. Pense no custo x benefício, não adianta contratar o fotografo mais barato se ele não tem preparação para chegar aos resultados almejados. Lembre-se que você corre o risco de ficar sem bons registros e perder momentos únicos, por não investir no profissional certo.
O que você achou desse post? Quer receber mais dicas como essa? Assine a nossa newsletter e conheça mais sobre o universo da fotografia.