É tempo de eleições em solo sul-africano. A democracia existe há apenas 25 anos desde de quando Nelson Mandela levou o Congresso Nacional Africano (CNA; em inglês African National Congress, ANC) – ao poder na primeira votação multirracial do país, que marcou o fim do apartheid.
É praxe os partidos políticos sul-africanos realizarem comícios antes das eleições como parte da agenda eleitoral.
O resultado da votação do 08 de maio de 2019 foram favoráveis ao CNA que se manteve no poder, porém, com uma maioria menor, devido a insatisfação dos eleitores com a corrupção no governo e desigualdade econômica.
Na África do Sul, ao contrário do Brasil – o voto não é obrigatório. Mesmo assim, a maioria da população fez questão de ir às urnas. Se via idosos, crianças acompanhando os pais… todos com brilho nos olhos. O sistema é manual: cédula de papel, check de ID e risco na unha do polegar para evitar os votos duplos.Durante o dia de votação – as filas foram presentes em todo o país. Em algumas áreas eram maiores e outras menores, mas o sentimento de espera e esperança estavam sempre lá: juntos e misturados. As voting stations foram dentro de escolas, igrejas e algumas mais informais: onde montou-se tendas no meio da rua nas áreas mais vulneráveis.
Para quem quiser saber mais sobre as eleições sul-africanas, por favor assista o programa “Sem Fronteiras” da @globonews, o qual tive a oportunidade de fazer algumas imagens ao lado do correspondente Vinicius Assis.
PS: Para quem está visitando o meu blog pela primeira vez – não deixem de curtir minha página no Facebook e meu “ig” no instagram para ficar por dentro das últimas novidades de Fotografia Documental, Fotojornalismo, Lifestyle e Retratos!
Último Comício antes da Eleições Congresso Nacional Africano (CNA ou ANC em inglês). Atual governo com o presidente eleito Cyril Ramaphosa.
Último Comício antes da Eleições da Aliança Democrática (AD ou DA em inglês), com o líder Mmusi Maimane.
Dia da Eleições (08 de maio de 2019). Início das votações em no bairro (townshio) de Alexandra, Johanesburgo.