Odoyá!
O dia 2 de fevereiro, tradicionalmente conhecido na Bahia como Dia de Iemanjá, reúne fiéis de todas as partes do estado para festejar e honrar a padroeira dos pescadores e Rainha do Mar. Este ano, em Salvador, milhares de pessoas vestiram suas roupas brancas e se dirigiram à Praia do Rio Vermelho para depositar suas oferendas e fazer suas preces.
A minha experiência, desta vez, foi completamente diferente das outras. A cidade, que já está em clima de Carnaval, encontra-se cada vez mais agitada e ansiosa pelos festejos do início do ano. Por aqui, as comemorações começaram na noite do dia 1 e seguiram por todo o dia 2, finalizando apenas no domingo (5).
A tradição, ao meu ver, além de evidenciar a importância religiosa e social desses festejos, revela também o contraste sagrado/profano tão presente na nossa rotina. É encantador poder registrar o mix de emoções e sentimentos que transbordam entre as pessoas.
PS: Para quem está visitando o meu blog pela primeira vez ou para quem quiser ficar por dentro das novidades em primeira mão, basta curtir minha página no Facebook e meu “perfil” no instagram com muitas imagens de Fotografia Documental, Lifestyle e Retratos!”