Nos últimos anos, o mercado de fotografia mudou bastante e uma tendência que chegou para ficar foi a da eliminação das poses preparadas. Tendo essa característica como detalhe principal, muitos estilos se desenvolveram, sendo que os dois mais comuns são o lifestyle e o documental. Apesar de carregarem o mesmo conceito — da espontaneidade —, as finalidades de ambos são diferentes.
Sendo assim, vale a pena conhecer um pouco mais sobre as peculiaridades deles, para que você saiba exatamente o que esperar de cada ensaio — e, claro, possa escolher o que melhor atende às suas expectativas. Vamos lá!
Semelhanças
Cada vez mais buscamos por experiências únicas e personalizadas. Por mais que todo fotógrafo tenha uma assinatura e um modo próprio de fazer a fotografia, os fotografados também procuram ser mais ativos e dar um toque especial em suas fotos: eles fazem isso ao abrirem mão das poses prontas e comuns. Isso faz com que, no final das contas, os resultados dos dois estilos sejam parecidos — imagens mais naturais e que retratam o cotidiano, ou a essência de quem é fotografado.
É comum que ocorra, antes dos ensaios propriamente ditos, um encontro entre todos os envolvidos nos projetos para que, além de esclarecer as dúvidas e fechar os detalhes de preparação para as fotos, fotógrafo e fotografados possam se conhecer e quebrar o gelo antes da sessão, facilitando a harmonia entre as partes e deixando-as mais à vontade. Sem falar que, quanto mais informação o fotógrafo tiver, melhor: assim ele consegue planejar uma sessão ainda mais personalizada e que seja a cara de cada cliente!
Diferenças
Lifestyle
A principal diferença entre os dois estilos é que o ensaio lifestyle, apesar da espontaneidade, é totalmente dirigido pelo fotógrafo. A luzes, o figurino, o cenário. O papel de quem fotografa esse estilo é dirigir a cena para que ela fique espontânea: normalmente propondo atividades que tenham a ver com os fotografados e usando alguns de seus objetos pessoais que mais possam resumir os hobbies e as personalidades. A partir disso, o objetivo do fotógrafo é conseguir capturar os momentos e as reações mais naturais que ocorrem ao longo do ensaio, que dura poucas horas.
Documental
A fotografia documental, mais que um registro, carrega consigo a narração da história dos fotografados. Diferente da fotografia lifestyle, um ensaio de fotografia documental costuma levar o dia inteiro — e, muitas vezes, até mais do que 24 horas. O objetivo do fotógrafo é se fazer o mais imperceptível possível e fotografar uma rotina autentica e real. Para isso, observação é o que não pode faltar, de modo que o fotógrafo se adapta o ambiente e ao que está acontecendo, procurando ângulos inusitados e originais que, no resultado, darão um aspecto mais emocionante e inovador ao cotidiano dos clientes. Como vocês puderam ver, esses tipos de ensaio não são para qualquer pessoa (e nem para qualquer fotógrafo). Para que o resultado saia como o esperado, é preciso estar aberto à experiência como um todo, além de ter disposição e jogo de cintura para ter a rotina invadida por um “estranho”; e, ainda assim, deixar tudo o mais natural possível.
Agora que você já sabe o que está por trás da fotografia lifestyle e da fotografia documental, que tal avaliar os resultados dos dois estilos — analisando cuidadosamente os detalhes que os diferenciam — e escolher qual tem mais a ver com o seu perfil e com o que você deseja?! Boa pesquisa e até a próxima!