É Natal e o tão “esperado” Joaquim chegou para alegrar a todos.
Muitas pessoas sabiam que eu sonhava em fotografar o momento mais intenso da vida de uma mulher: o parto. Acredito que eternizar situações como essas foram decisivas na minha escolha pela fotografia como profissão.
Antes de encontrar a família do Joaquim, eu tive algumas tentativas frustadas de dividir com alguém este meu desejo íntimo. Confesso que foi difícil encontrar um casal disposto. Alguns até toparam essa aventura, mas como sou um pouco nômade – nem sempre eu estava disponível na hora que o bebê queria nascer.
De qualquer forma, depois do dia de hoje – tudo fez sentido. Eu conheceria a história da Vivian e do Mateus.
Para chegar até eles, muitas pessoas queridas me ajudaram: clientes, amigos, médicos e finalmente a doula Cristina de Melo.
Assim, quando a Vivian entrou em contato comigo pela primeira vez, ela foi bem clara: seu grande desejo era ter o Joaquim de parto normal. Sua maior preocupação nesse caso, era a certeza de que eu estaria disponível quando ele chegasse. Deu tudo certo!
Durante esta semana, fiquei atenta à possível data de nascimento do Joaquim (já que o parto foi induzido). Neste meio tempo, o celular ficou “full-time” no volume máximo. Quando o Joaquim deu os primeiros sinais de sua chegada, eu corri para a maternidade. Não queria perder nenhum momento.
O nascimento aconteceu 14h horas depois… Graças à sua mamãe que superou todos os limites, ao papai que foi super parceiro, paciente e principalmente aos profissionais do Hospital e Maternidade da Ilha envolvidos neste processo.
O parto foi lindo! Fico arrepiada só de lembrar. Luzes baixas, essência de lavanda, equipe envolvida e a mamãe “mulher-maravilha” rodeada de amor. Depois de muitas contrações, os papais do Joaquim realizaram o sonho de ver seu rostinho pela primeira vez após o nascimento. Impossível não conter as lágrimas. Simplesmente são minutos mágicos onde não se diz nada, apenas se escuta o som da respiração e os olhares intensos se cruzarem.
Além disso, preciso citar algumas coisas que me marcaram profundamente nesse parto. O cuidado e carinho do pai do Joaquim, a todo momento. Isso está bem claro nas fotos! A vocação da doula Cris (acredito que sem ela, a Vivian teria partido para cesária), a humanidade da Dra. Bruna Wunderlich: sempre serena, olhando nos olhos, dando carinho e orientações precisas para a sua paciente e finalmente a emoção do choro do Mateus e da Vivian ao abraçarem o Joaquim pela primeira vez ainda ligado à mãe pelo cordão umbilical.
Vivian e Mateus, desejo muita prosperidade e saúde para esta família linda que vocês formaram. Obrigada pelo carinho e confiança. Foi inesquecível e extremamente importante para mim (como pessoa e profissional) poder participar e registrar esse momento!
Com vocês, o nascimento do Joaquim!
E aqui mais algumas das minhas fotos preferidas.
PS: Para quem está visitando o meu blog pela primeira vez – não deixem de curtir minha página no Facebook e meu “ig” no instagram para ficar por dentro das últimas novidades de Fotografia Documental, Lifestyle e Retratos!